Está estacionada na Praça das Laranjeiras, a Carreta da Saúde. O atendimento intenso ocorre durante todo o dia de hoje (quinta-feira, 14) e também nesta sexta-feira, 15h.
Estão sendo ofertados à população de Santa Inês serviços como avaliação dermatológica, consultas médicas e testes rápidos de HVI, sífilis, hepatites B e C; também está disponível em horário especial, a vacinação contra à Covid. Quem não puder tomar a vacina em horário comercial, a imunização será feita até às 20h.
O principal objetivo da Carreta da Saúde é facilitar o acesso da população ao diagnóstico da Hanseníase. Já que o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos, atrás da Índia. E é o primeiro em incidência, ou seja, tem maior proporção de casos novos, quando se compara o número de doentes e o tamanho da população.
Sintomas
Os nervos dos membros inferiores, superiores e face vão sendo lentamente comprometidos, por isso as alterações podem passar despercebidas, muitas vezes só são detectadas quando já estão avançadas:
Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato:
Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
Coceira ou irritação nos olhos;
Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
Tratamento
É feito por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde. Devem ser tomados diariamente até o término do tratamento, isso é muito importante para alcançar a cura. Se a hanseníase não for tratada, pode causar lesões severas e irreversíveis. O tratamento cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença.